Decidimos inaugurar essa nova fase do nosso blog falando sobre manutenção predial.
Você sabe por quê uma edificação precisa passar por manutenções frequentes?
Te explico!
O valor final da vida útil (VU) de uma edificação é uma composição do valor teórico calculado como vida útil de projeto (VUP) influenciado positivamente ou negativamente pelas ações de manutenção, intempéries às quais a edificação está exposta e outros fatores internos relacionados ao uso diário dos sistemas.
A vida útil de projeto é um critério adotado pelo projetista no início do dimensionamento dos sistemas, e tem os valores mínimos estabelecidos na norma técnica de desempenho das edificações. Por exemplo, a norma estabelece que a vida útil de projeto mínima para o sistema estrutural é de 50 anos ou mais.
A tendência natural é que o desempenho de uma edificação se reduza ao longo do tempo até o fim da sua vida útil pelo desgaste natural dos elementos em uso. O objetivo da realização de manutenções é justamente o de prolongar a vida útil das edificações e recuperar os elementos para o seu estado original ou o mais próximo dele, anteriormente ao seu desgaste.
Para ilustrar o que a manutenção significa para uma edificação, replicamos abaixo o gráfico presente na norma ABNT NBR 15575, o qual representa o desempenho da edificação ao longo do tempo:
Note que o objetivo principal da manutenção é reestabelecer o desempenho dos sistemas e têm por consequência o prolongamento da vida útil da edificação.
Aguarde que em nosso próximo post falaremos sobre as diferenças entre os tipos de manutenção existentes e o quanto isso impacta no seu bolso!
Comments